Enquanto isso, em Mariana/MG

rio_doce

As notícias que envolvem o acidente ambiental ocorrido em Mariana/MG são muito preocupantes, no Rio Doce, rio de imensurável valor para a pesca e agricultura da região e que foi arrasado pelo “tsunami de lama”, o que se vê são peixes boiando e animais mortos em decomposição, que, juntamente com os componentes químicos produzidos pela mineradora Samarco, faz exalar um odor fétido, sentido a quilômetros de distância, que expõe seriamente a saúde dos habitantes da região, além de causar o desaparecimento de várias espécies de animais.

Como se vê, os efeitos do “tsunami de lama” vem se prologando no tempo e no espaço, e, embora se conte com a solidariedade de pessoas e outras entidades de cada canto deste país, que se mobilizam enviando seus donativos e a boa vontade de profissionais de vários seguimentos, o problema está longe de ter solução.

Entre tantas prioridades é necessário se fazer investimentos em pesquisa, para que projetos de recuperação sejam implementados (o que leva tempo e tem elevado custo) e ações paralelas para realocar famílias, fomentar empregos, cuidar da saúde, etc..

Há muito que ser feito. Os prejuízos decorrentes da negligência dos que deveriam proteger o meio ambiente, nem começaram realmente a ser amortizados e, no entanto, pasmem! o que se comenta é que os deputados federais que irão discutir o novo código de mineração, foram indiretamente beneficiados em suas campanhas, através dos seus respectivos comitês e diretórios de partido.

E aí, me digam, quem poderá defender a nossa gente e a nossa “casa”???

Anúncios

Um comentário em “Enquanto isso, em Mariana/MG

  1. Verdade!!Vivemos como órfãos, submetidos a uma política inerte, cheia de corrupções, poderes individuais que prevalecem sobre o coletivo. Infelizmente o nosso atraso ( no sentido pleno da palavra) nos subjuga como protagonistas destes acontecimentos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s