Mineira é premiada com tratamento inovador para depressão e ansiedade

science-1029385_1280A busca por medicamentos mais efetivos e com menos efeitos colaterais para tratar transtornos da depressão e da ansiedade deu à pesquisadora mineira Alline Campos o Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência 2015.

Mestre em psicofarmacologia e Ph.D. em neuropsicofarmacologia, ela foi uma das sete vencedoras da 10ª edição do programa brasileiro voltado às mulheres cientistas, realizado em parceria com a Unesco no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Transtornos de ansiedade e depressão são doenças graves e incapacitantes que atingem o funcionamento do cérebro e prejudicam a vida das pessoas.  Hoje, os antidepressivos disponíveis na prática clínica, como a fluoxetina, podem levar de quatro a oito semanas para o início de alívio dos sintomas”, comenta a farmacêutica.

A busca na investigação atual, segundo ela, é confirmar se os efeitos dos antidepressivos podem ser “acelerados” quando administrados simultaneamente com doses baixas do fármaco facilitador dos efeitos dos endocanabinoides, como o canabidiol.

O canabidiol é um dos elementos presentes na folha da maconha, a Cannabis sativa – o THC (que tem efeito psicoativo) e o CBD (que não tem efeito psicoativo) – e tem se mostrado eficaz para aliviar sintomas de várias doenças como algumas neurológicas (esclerose múltipla, dores neuropáticas, epilepsias, mal de Parkinson e Alzheimer, Huntigton, Tourette), doenças autoimunes (artrite reumatoide, doença de Chron, lúpus, diabetes tipo 2), doenças infecciosas (Aids, hepatites), glaucoma, distúrbios psiquiátricos (insônia, ansiedade e dependência química e física de drogas, como o crack).

“Talvez os antidepressivos sejam a classe de medicamentos mais lucrativa para a indústria farmacêutica e, por esse motivo, não é muito fácil aprovar coisas novas, principalmente se não houver possibilidade de patentes, como ocorre com os compostos naturais como o canabidiol.”

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 1.486 outros seguidores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s