O lado bom do silêncio.

lake-983924_960_720

No meio de tanto barulho é importante ouvir o silêncio.

São muitos os barulhos ao redor – buzinas, sons, batidas, vozes, gritos, passos apressados…  sem falar do barulho interior, ah..esse é danado de ruidoso!

A auto cobrança, as frustrações, os medos, as dúvidas, os “sapos engolidos”…cada um desses sentimentos tem um barulhinho peculiar e nos acostumamos com isto, O barulho de dentro e o de fora se misturam, e muitas vezes em” decibéis” tão elevados que nos tonteiam, confundem, fica até difícil identificar se o barulho interno está influenciando no externo, ou vice-versa.

O problema surge quando o volume chega à uma proporção tamanha, que afeta o juízo, dificultando a comunicação, vedando os olhos às belezas da vida, deixando a “porta emocional” vulnerável aos conflitos, que, se não tratados, adoecem a mente e o corpo.

Certo dia, um amigo me contou que no meio de uma reunião de trabalho, cuja pauta tratava de um assunto de difícil entendimento, ele bem no meio de uma acalorada discussão, ouviu um som que vinha do lado de fora da janela da sala, que logo identificou com o canto de um sabiá. Chamou a atenção dos demais, para que todos pudessem ouvir e, coincidência ou não, a partir daí a discussão foi muito mais construtiva.

Muitas vezes se age ou reage negativamente, sem qualquer motivo aparente. Responde-se mal a alguém para só depois perceber o vacilo. Potencializa-se uma questão, apenas para “criar caso” ou impor uma vontade.

Há também o silencio da indiferença, do abandono, da omissão perniciosa, ou de quem falou tantas vezes, que emudeceu. O silencio de quem desistiu, o silêncio do coagido.  Estes são avessos do silêncio, esses castigam, machucam, e não se integram ao sentido deste escrito

Quanta coisa poderia ser evitada se o “bom silêncio” viesse antes da fala, da ação, do julgamento…

O silêncio é uma casa iluminada onde moram a reflexão e a ponderação. É uma forma de oração. A mais profunda conexão é feita em silêncio.

 

Anúncios

4 comentários em “O lado bom do silêncio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s