Ainda bem que é Natal!

papa-beija

O Natal vem chegando, Jesus quer nascer no coração de todas as pessoas “que lhe abrem as portas”. Tudo o que envolve esses dias de espera e de RENASCIMENTO deve nos acompanhar em todos os dias de nossas vidas.

Sabemos que a vida não é fácil, o mundo parece estar de cabeça para baixo, invertem-se os valores, a sociedade se atrapalha, tropeça.

Tem gente conspirando para o que mal seja disseminado. Há quem planeje atentados, fabrique bombas e as detone, ceifando vidas alheias, além da sua própria.

Existem os “bem apessoados”, que usam terno e gravata, de alma suja e aprisionada no egoísmo e na sordidez do caráter vil, desviam dinheiro público e aniquilam sonhos, “traças devoradoras do progresso”.

Há, também os que não despertaram para o problema ambiental que assola o planeta, quer por ignorância, quer por ganância, continuam poluindo, destruindo a natureza da qual somos todos parte indissociável.

Muitas vezes me pergunto: – qual seria a razão de continuarmos aqui ? porque a cada nascer do sol temos a uma nova oportunidade de fazermos tudo diferente e melhor, mas simplesmente não fazemos? porque é mais fácil atribuirmos a culpa de toda as mazelas sociais aos governos, quando somos nós, os administrados, quem os elegemos e reelegemos?

Ainda bem que é Natal!

E no meio de tantos laços e fitas, panetones, papais noeis e pinheiros, podemos fazer uma pausa, para comemorar a ESPERANÇA – a flor plantada em nossos jardins existenciais por um Ser grandioso, infinitamente misericordioso e justo – é o próprio Deus, luz da nossa consciência, razão do nosso existir, que vem como criança neste e em todos os Natais de nossas vidas. Aleluia!

O mistério do nascimento de Jesus, é, antes de tudo, a grande prova de amor e humildade que devemos imitar.

Na sagrada missa do domingo passado, o padre João Paulo, da paróquia onde eu congrego, em sua homilia (sempre tão inspirada pelo Espírito Santo) referenciou, muito oportunamente, a porta de entrada da gruta onde nasceu Jesus e sobre a qual foi construída a Igreja da Natividade, em Belém. Nos contou o padre que pôde constatar “in loco”o quanto aquela porta é pequena, sendo necessário que se adentre curvado ao seu interior, um verdadeiro sinal de que para estar mais perto de Jesus, é necessário ser humilde e pequeno. Linda e verdadeira esta conclusão, me emocionei.

De fato, o Natal tem esse “Espírito”, o sentido profundo que nos une e nos liberta, nos purifica e nos traz razão e emoção, num único instante. Razão quando sentimos que precisamos atuar em prol de uma existência melhor, afinal sempre teremos algo a oferecer. Emoção quando nos sentimos humanos, no mais profundo conceito, nos sentimos filhos e, portanto, herdeiros dos dons, do amor e da Graça do Pai, que nos ama incessantemente.

Ainda podemos fazer muitas coisas enquanto aqui estivermos, lançar boas sementes. Há tanto a oferecer…

O que tinha Maria e José para serem os escolhidos de Deus? Tinham tudo o que precisavam – o Amor e a fé inabalável em Deus.

Maria, ao acolher o Príncipe da Vida em seus braços, acolheu a humanidade inteira.

Portanto, a alegria do verdadeiro Natal não passa, vive em nós.

Por mais que não compreendamos tudo o que nos acontece, é a energia divina e poderosa, que nos anima e nos rege.

Os santos Maria e José foram firmes na fé, apesar do cansaço, da dor e dos “nãos” que receberam naquela noite redentora, não desanimaram nem um minuto sequer, pois sabiam que existia um plano perfeito, uma recompensa definitiva.

Não há mal onde há fé e boas ações.

Sejamos verdadeiramente livres de tudo o que nos corrompa a alma, propriedade exclusiva de Deus.

Reconciliemo-nos com Ele, perdoando para sermos perdoados.

Feliz Natal ! Feliz Mundo Novo, com mais amor e união.

Que sejamos todos operadores do bem, sejam nas pequenas ou nas grandes obras.

Paz e bem.

Anúncios

3 comentários em “Ainda bem que é Natal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s