Viagem e liberdade.

Um verbo /convite que vai muito além do que ir de um lugar a outro, isto é só deslocamento.

Quem viaja deve permitir-se ao novo, ao inusitado, ao surpreendente, e aí se inclui novos paladares, sotaques, paisagens, costumes, histórias, climas…

Ainda que não se trate de uma estréia em um certo lugar, haverá sempre algo que passou despercebido ou um novo olhar se experimenta.

Viajar é visitar-se, é vestir-se de novidade.

É importante que se esteja descontraído e com os pés confortáveis e não distrair-se dos significantes detalhes que pouco a pouco vão abrindo as portas de saída do cotidiano frenético e galopante, que por vezes não permite ver direito o que de fato merece ser olhado.

Viajar é bom, até quando não se sai do lugar, basta que se dê asas à imaginação. Há quem viaje ao ler um bom livro ou ao iluminar ternas lembranças, antigas ou recentes,  de olhos fechados ou não, acompanhado unicamente de si ou de quem mais venha  especialmente compor o cenário.

Então me convenço que “viagem e liberdade” são sinônimos, ainda que a semântica assim não reconheça, pois quando se viaja torna-se possível infringir as próprias regras, viver de outra maneira, ainda que seja por uma fração de tempo.

Numa viagem quanto menos bagagem se leva na ida e mais se amealha na volta, mais proveitosa é. E à medida que se amadurece, mais se aproveita a viagem. O corpo até pode extenuar-se em seus caminhos, a mente não, ao contrário, aviva-se!

Viagem boa é aquela feita de peito aberto, que fica gravada bem dentro, para ser “folheada“ como um livro, no álbum azul da memória.

Anúncios

12 comentários em “Viagem e liberdade.

  1. É verdade. Amo viajar, de todas as maneiras. Deslocando-me, lendo um livro, ou viajando p meu interior. Não quero bens materiais, quero riqueza interior. Texto excelente. Viajei na leitura. Um bom domingo. Bjssss😘

    Curtido por 1 pessoa

  2. Belíssima tradução de viagem, caríssima! O texto em si já é uma viagem, pois no mínimo induz a que se invoque as passagens, os momentos e as exultações de viagens feitas e se anseie por outras tantas… sejam físicas ou, como muito bem traduzistes…, de mero mergulho em um mar de lembranças . Amei. Parabéns. Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s